quarta-feira, 28 de maio de 2008

Conceitos da Animação Sociocultural

A Animação Sociocultural caracteriza-se em primeiro lugar, por ser um conjunto de práticas, de relações e de actividades. As práticas e actividades derivam do interesse das pessoas envolvidas e das necessidades que existem nas comunidades. Estas poderão abranger diversas áreas, tais como: intelectuais, sociais, artísticas, desportivas, musicais, ambientais…
Pode-se caracterizar de diversas formas o conceito de Animação Sociocultural, segundo o autor Jaume Trilla (1998) caracteriza-a do seguinte modo:
· A Animação como “uma acção, intervenção, actuação e participação realizada por pessoas;
· A Animação Sociocultural como actividade ou prática social, esta não designa apenas exclusivamente quem a promove, mas a quem promove. Uma actividade ou uma prática social desenvolvida entre os agentes e os destinatários;
· A Animação como um método, uma maneira de fazer ou uma técnica, um meio ou um instrumento;
· A Animação como um processo, destacando-se a dimensão dinâmica ou processual, ou seja, esta não designa exactamente o que o agente faz, nem umas determinadas actividades, mas sim uma espécie de sucessões evolutivas ou progressivas dos acontecimentos;
· A animação como um processo, destacando-se a dimensão dinâmica ou processual, ou seja, esta não designa exactamente o que o agente faz, nem umas determinadas actividades, as sim uma espécie de sucessões evolutivas ou progressivas doa acontecimentos;
· A Animação como programa, destacando-se o trabalho de elaboração de actividades, processos ou acções;
· A Animação como função social, estando presente em toda a comunidade ou sociedade, sendo algo que esteja implícito ou endógeno à própria comunidade;
· A Animação como um factor de carácter operativo, ou seja, como algo que produz, gera, dá lugar, causa, motiva uns resultados e processos”

Segundo Avelino Bento a Animação Sóciocultural a ser hipótese de um método organizativo de lazer, associado às técnicas da recreologia, poderá funcionar numa lógica universidade ocupação de tempos livres. O poder ser, potencialmente, um movimento social de emancipação de massas, conducente a uma expressão popular, poderá corresponder ao desejo de definição estética de um quadro contextualizado de artistas e intelectuais. O poder funcionar como um sucedânio da ideologia participativa na direcção de uma evolução social sem conflitos ou como instrumento de subversão, tem hipóteses de poder ser um instrumento como função de regulação social, privilegiado pelos cientistas sociais e pelos políticos.
O mesmo autor refere que hoje a Animação Sóciocultural tem novas abordagens e porventura outros rumos, uma vez que existe em função de cada contexto social e cultural. Estamos triplamente em mudança; de século, de milénio e de sociedade. Mudamos de uma sociedade industrial para um sociedade pós-industrial ou pós-moderna ou ainda pós-materialista.



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