quarta-feira, 7 de maio de 2008

"Para além dos Muros"

Foi-nos proposto a realização de um projecto de intervenção sóciocultural, que visa a realização do mesmo numa instituição de cariz social, cultural, artistico ou educativo.
A Instituição seleccionada designa-se por "Desafio Jovem" que visa a reabilitação de toxicodependentes.
O tipo de intervenção que nos propomos realizar, insere-se nos novos desafios com que a animação sóciocultural se depara, sendo que neste caso se reporta a animação do quotidiano, que não pode deixar de ser feita e que é relativa a grupos tocados por problemáticas como é o caso do alcóol e da droga, delinquência, que se ocupa de idosos, deficientes, imigrantes, em que o animador tem um papel preponderante.
O objectivo principal do nosso projecto, visa a quebra de rotinas a que os utentes deste centro de reablitação estão sujeitos, devido às contigências da sua situação actual.
Temos também como objectivo a sensibilização e integração da população Alterense e promover o contacto entre estas duas comunidades, através de actividades que possam mediar a aproximação entre estas. Esta aproximação, que se torna dificil devido ao estigma que "assombra" os indíviduos que frequentam este tipo de instituições.
Cabe-nos a nós, animadores socioculturais, combater estes preconceitos retrogrados e contribuir para que a nossa sociedade seja cada vez mais justa e tolerante.