sábado, 7 de junho de 2008

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Avaliação

Iniciamos o nosso projecto com actividades de expressão plástica nomeadamente pintura de azuleijos, modelagem de barro e pintura de um painel em papel de cenário. Estas actividades tiveram uma boa adesão por parte dos intervinientes que mostraram interesse e gosto na realização das mesmas.
Terminadas as actividades para a parte da manhã, tivemos um almoço convívio no qual se estabeleceram momentos de interecção entre todos e que se revelou um excelente ponte de partida para um tempo de partilha.
Este tempo de partilha proporcionou-nos uma troca de experiências muito benéfica e de enriquecimento pessoal. Foram abordados temas como a toxicodependência, o alcoolismo. solidão, isolamento e os sentimentos vividos por cada um que se encontrava naquela sala . Foi através dos testemunhos daqueles que vivem e recebem tratamento naquela instituição que ficamos a conhecer a filosofia do "Desafio Jovem", e deparamo-nos que esta é bastante gratificante para quem procura ajuda.
Posteriormente iniciaram-se os jogos tradicionais que tiveram uma aceitação bastante positiva visto que, para todos os intervinientes, tornaram-se um tempo de descontração, diversão e convívio. Durante o jogo foi-nos possivel ver os sorrisos, a alegria que eram transmitidas através de rostos que outrora estavam fechados e que agora estavam receptíveis e com um à vontade notável.
A nossa intervenção terminou com a presença de um músico da Banda Municipal Alterense que tocou e animou o findar deste dia!
Foi para todos nós, grupo, gratificante o sorriso de cada um deles, a entreajuda que se vive e acima de tudo o acolhimento que tiveram no modo como nos receberam. Para nós foi um dia memorável uma vez que conseguimos cumprir os objectivos e metas que por nós foram colocadas.
Pontos Fortes:
- Grande interesse dos participantes;
- Boa relação entre o nosso grupo e os membros da instituição;
- Disponibilidade oferecida pela instituição.
Pontos Fracos
- A renúncia do agrupamento de escolas pela realização de uma palestra acerca dos temas da droga e do alcóol;
- Regras da instituição que não permitem levar, de modo geral, a comunidade alterense a conhecer a instituição.
Queremos ainda referir que iremos realizar, posteriormente, uma exposição dos trabalhos de expressão plástica realizados na instituição durante a nossa intervenção. Esta exposição irá ser realizada na Biblioteca Municipal de Alter do Chão a partir de 15 de Junho. Esta exposição também irá conter uma breve descrisão do projecto "Desafio Jovem".

domingo, 1 de junho de 2008

Conclusão

A experiência de realização do projecto que nos foi proposto pela unidade curricular do 3º ano do curso de Animação Sóciocultural leccionado na Escola Superior de Portalegre, foi sem qualquer sombra de dúvida a melhor e mais produtiva experiência que, no caso do nosso grupo, em que intervimos ao longo do nosso percurso académico.
A participação nesta intervenção permitiu que nós, grupo, sejamos melhores e mais qualificados Animadores Sócioculturais no futuro profissional que nos aguarda.
Ao longo da construção/desenvolvimento do projecto foi-nos também proposta a construção de um blog em que mostrámos, in loco, todo o trabalho desenvolvido pelo nosso grupo. Esta construção do blog foi também uma experiência interessante, já que, maior parte do grupo, ninguém tinha tido contacto com esta importante ferramenta de trabalho que agora manejamos com maior destreza.
Em termos de trabalho de grupo é sempre interessante analisar o comportamento e desempenho dos membros constituintes do mesmo, coincidência ou não, podemos afirmar que o trabalho foi realizado de forma quase exemplar, uma vez que, consideramos ser sempre o maior entrave do bom funcionamento do grupo, as diferenças individuais foram claramente ultrapassadas, houve um respeito mútuo e tomámos como o principal objectivo de grupo a realização de um projecto com qualidade, objectivo este que foi atingido concludentemente.
Após a realização do projecto todos, o grupo e os participantes, ficámos realizados e muito satisfeitos com a intervenção desenvolvida, sendo que, até nos convidaram a repetir a experiência mais vezes.

A intervenção