segunda-feira, 2 de junho de 2008

Avaliação

Iniciamos o nosso projecto com actividades de expressão plástica nomeadamente pintura de azuleijos, modelagem de barro e pintura de um painel em papel de cenário. Estas actividades tiveram uma boa adesão por parte dos intervinientes que mostraram interesse e gosto na realização das mesmas.
Terminadas as actividades para a parte da manhã, tivemos um almoço convívio no qual se estabeleceram momentos de interecção entre todos e que se revelou um excelente ponte de partida para um tempo de partilha.
Este tempo de partilha proporcionou-nos uma troca de experiências muito benéfica e de enriquecimento pessoal. Foram abordados temas como a toxicodependência, o alcoolismo. solidão, isolamento e os sentimentos vividos por cada um que se encontrava naquela sala . Foi através dos testemunhos daqueles que vivem e recebem tratamento naquela instituição que ficamos a conhecer a filosofia do "Desafio Jovem", e deparamo-nos que esta é bastante gratificante para quem procura ajuda.
Posteriormente iniciaram-se os jogos tradicionais que tiveram uma aceitação bastante positiva visto que, para todos os intervinientes, tornaram-se um tempo de descontração, diversão e convívio. Durante o jogo foi-nos possivel ver os sorrisos, a alegria que eram transmitidas através de rostos que outrora estavam fechados e que agora estavam receptíveis e com um à vontade notável.
A nossa intervenção terminou com a presença de um músico da Banda Municipal Alterense que tocou e animou o findar deste dia!
Foi para todos nós, grupo, gratificante o sorriso de cada um deles, a entreajuda que se vive e acima de tudo o acolhimento que tiveram no modo como nos receberam. Para nós foi um dia memorável uma vez que conseguimos cumprir os objectivos e metas que por nós foram colocadas.
Pontos Fortes:
- Grande interesse dos participantes;
- Boa relação entre o nosso grupo e os membros da instituição;
- Disponibilidade oferecida pela instituição.
Pontos Fracos
- A renúncia do agrupamento de escolas pela realização de uma palestra acerca dos temas da droga e do alcóol;
- Regras da instituição que não permitem levar, de modo geral, a comunidade alterense a conhecer a instituição.
Queremos ainda referir que iremos realizar, posteriormente, uma exposição dos trabalhos de expressão plástica realizados na instituição durante a nossa intervenção. Esta exposição irá ser realizada na Biblioteca Municipal de Alter do Chão a partir de 15 de Junho. Esta exposição também irá conter uma breve descrisão do projecto "Desafio Jovem".

Sem comentários: