sexta-feira, 23 de maio de 2008

Programa Terapêutico

Considerando o indivíduo como um todo, o programa terapêutico procura atender às suas necessidades físicas, emocionais e espirituais. Para além da cessação de consumos de estupefacientes o programa tem também como objectivo a reabilitação psico-social do indivíduo, ao promover a aquisição de competências que o permitam viver de forma equilibrada e ajustada à realidade.
O primeiro contacto com a instituição efectua-se quase sempre através dos cafés convívio, se existentes na zona. Caso contrário, os interessados deverão contactar directamente o Desafio Jovem. No café convívio desenvolve-se o serviço de acompanhamento e a marcação de entrevistas de avaliação. Seguidamente, depois de realizados diversos exames clínicos observação psicológica e médica do Corpo Técnico da Instituição, o candidato a internamento visitará uma das Comunidades onde terá uma breve entrevista com o director, sendo posteriormente informado sobre a data de admissão na Comunidade Terapêutica.
O internamento no Programa terapêutico tem uma duração mínima de 12 meses repartida por quatro fases. A primeira fase, denominada de orientação tem uma duração de dois meses, nos quais se previlegia a relação do indivíduo consigo próprio. A segunda fase do programaq, a intermédia, tem uma duração de três meses e meio e apela para uma reconquista gradual de privilégios e consequente aquisição de responsabilidade. É neste periodo que o residente prepara, progressivamente, a retoma de contactos com o exterior. Designada de avançada, a terceira fase, dura cerca de três meses e meio. Ao entrar nesta fase o indivíduo começa a passar quinzenalmente um fim de semana em casa, sendo que na primeira saída será acompanhado pelo seu monitor. Por último, existe a quarta fase, denominada de Reentrada que tem uma duração de três meses e é onde existe um aumento das idas a casa.

Sem comentários: