sexta-feira, 23 de maio de 2008

Filosofia da Instituição

O Desafio Jovem considera o indíviduo como um todo. Por isso investe na sua reabilitação não só para tirá-lo da marginalidade, mas também para o devolver à sociedade, autónomo e com capacidade crítica, fazendo-o reencontrar o seu lugar na comunidade, não só numa perspectiva económica e social, mas também no que diz respeito à sua integração afectiva e emocional. O objectivo principal do Desafio Jovem é apresentar alternativas de vida já provadas e confirmadas, que permitam viver, e não somente sobreviver, na actual sociedade.
Para além de terminar com os consumos, o Programa de Recuperação tem o mérito de recriar o posicionamento crítico em relação à sociedade emq ue vive e de o fazer reencontrar o seu lugar nela.
O programa de reabilitação é efectuado em Centros de Crise e em Comunidades Residenciais de Estada Prolongada.
Para uma lotação de 166 camas, encontram-se em funcionamento cinco comunidades para indíviduos do sexo masculino, Salvaterra de Magos, Castanheira do Ribatejo, Cucujães, Alter do Chão e Fanhões e uma comunidade situal em Lourel / Sintra, para indivíduos do sexo feminino.
Os utentes destas comunidades são objecto de uma abordagem centrada no indivíduo, e a sua intervenção terapêutica é realidade em diferentes vertentes: biológica, psicológica, social e espiritual. Procura-se o envolvimento do utente em várias actividades laborais, académicas, psicossociais, lúdicas e espirituais. Assim o objectivo é proporcionar aos residentes a aquisição de conhecimentos técnicos, profissionais, sociais e outros que, por sua vez, facilitarão a sua integração sócio-profissional na sociedade.

Sem comentários: