quarta-feira, 28 de maio de 2008

Alter do Chão

A nível geográfico o Concelho de Alter do Chão situa-se no centro do País, no Distrito de Portalegre, integrando em termos mais vastos a Sub-Região do Alto Alentejo e dentro desta a do Norte Alentejano.
É composto pelas freguesias de Alter do Chão, Seda e Cunheira, com o mesmo nome do aglomerado e pela freguesia de Chancelaria, com o nome do aglomerado de Chança. A freguesia de Alter do Chão é a única que, para além do aglomerado com o seu nome, inclui outro – Alter Pedroso (dista 3 Km).
A distância a Lisboa e ao Porto é de cerca de 189 Km e 294 Km, respectivamente, ficando a fronteira com Espanha a pouco mais de 54 Km. Confinando a norte com os concelhos do Crato e a sul com os concelhos de Fronteira, Monforte e Avis tem a nascente o Crato e Monforte e, finalmente a poente, o concelho de Ponte de Sôr.
O relevo do concelho é pouco acidentado, atingindo no ponto mais alto 410 metros de altitude. Possui um clima temperado continental com características mediterrânicas e tendência para a semi-aridez, ao qual se ajusta uma flora onde predominam os montados de azinho e sobro bem como as oliveiras, e uma fauna bastante rica e variada de aves.
O Clima do distrito de Portalegre é temperado de feição continental com características mediterrânicas. Apresenta estação seca bem marcada de verão e amplitudes térmicas elevadas, sobretudo na faixa interior (vale do Guadiana e seus afluentes). Os Invernos são modernamente chuvosos e frescos.

Com 3938 habitantes e uma superfície de 361,63 Km2 (cerca de 6% do total da superfície do Distrito de Portalegre), o concelho de Alter do Chão apresenta em 2001 uma densidade populacional de 10,9 hab/Km2, valor este inferior aos 23,2 hab/Km2 registados em 1960, o que significa que o concelho tem registado taxas de decréscimo populacional superiores às registadas para o Distrito.
Segundo os CENSOS 2001 Alter do Chão será a freguesia que actualmente regista uma maior densidade populacional (17,9 hab/km2), seguida de Cunheira, Chancelaria e Seda com 13,6, 7,3 e 3,5 hab/Km2 respectivamente
Em relação à estrutura do povoamento do concelho, desde 1960 tem-se assistido a um processo de concentração da população nos lugares de média dimensão. Este processo foi originado pela diminuição do peso dos lugares de menor dimensão, ou seja, a concentração não foi provocada pela transferência da população dos lugares menores para os maiores (aliás, todos os lugares diminuem de população), mas sim pela diminuição dos lugares de menor dimensão, não só em termos do número de lugares mas também em termos de efectivo populacional. Actualmente a população está concentrada em 6 lugares, 4 dos quais são as sedes de freguesia.

A estrutura económica do concelho de Alter do Chão apresenta uma baixa taxa de actividade que resulta do envelhecimento da população e da fraca participação feminina no mercado de trabalho.

A população activa com profissão revela-se pois, relativamente envelhecida com mais de metade dos activos acima dos 40 anos, a que se juntam um generalizado baixo nível de instrução.

Relativamente a situação na profissão da população activa, predominam os trabalhadores por conta de outrém na quase totalidade dos ramos, a excepção do comércio onde predominam os trabalhadores por conta própria.

O problema do emprego também se faz sentir no concelho e afecta sobretudo as mulheres e acamada mais jovem da população abaixo dos 25 anos.

Alter do Chão é, em termos económicos, um concelho profundamente rural com uma forte concentração do emprego nas actividades agrícolas. A estrutura económica do concelho apresenta pois, um desequilibro na distribuição dos activos pelos três sectores da actividade, com preponderância do sector primário, onde os principais ramos são a agricultura e pecuária.

O sector secundário, o de importância mais reduzida esta relacionado sobretudo com a construção e obras públicas e a industria transformadora.

O sector terciário, esta por sua vez relacionado, principalmente, com a prestação de serviços a colectividade e com o comércio em geral.

Em relação à morfologia e características dos seus aglomerados, as urbes do concelho de Alter do Chão organizam-se morfologicamente através de malhas diferenciadas e constituídas por edifícios de diferentes tipologias.

Morfologias e tipologias correspondem a períodos históricos diferenciados, ainda que determinada morfologia possa ser preenchida por tipologias diversas. Tanto as morfologias como as tipologias correspondem a diferentes processos de formação e grupos sócio económicos.
Alter do Chão é um núcleo que apresenta como elemento central um espaço repartido pelos largos da Fontinha e Largo Barreto Caldeira.

Um interessante aglomerado urbano que teve como origem um tecido característico de “aglomerado natural”.

A expansão deste núcleo efectuou-se numa primeira fase ao longo do eixo norte/sul, polarizada pela edificação da Misericórdia (no reinado de D. Leonor, mulher do Rei D, João II) e pelo Convento Franciscano de Stº. António; numa segunda fase para poente, na direcção da Coudelaria, afunilando na estrada que lhe terá servido de ligação

Sem comentários: