quarta-feira, 28 de maio de 2008

Características, modalidades e funções da Animação Sóciocultural

Animação Sociocultural actua em diversas modalidades da vida das pessoas. Vários foram os autores que estudaram essas modalidades, dos quais destaco Quintas e Castaño que as classificaram em quatro momentos: Modalidade Educativa; Cultural; Social; e Económica.
Na modalidade Educativa o animador é um educador que baseia a sus metodologia na participação e autogestão do grupo. Vinché (1988) “uma acção educativa informal sendo que os jovens vão amadurecendo de forma integral em função de um projecto educativo”.
A modalidade Cultural centra-se em programas culturais de criação e difusão. Delgado (2982) faz a distinção entre Animação Cultural e a Animação Sociocultural: “A Animação Cultural é aquela que usa as técnicas como elementos de criação, produção e comunicação, entre os criadores e o público. Animação Sociocultural é a que usa as diferentes técnicas de expressão/comunicação como elementos de relação, expressão e comunicação entre os diversos grupos"
Na modalidade Social, a Animação procura colmatar as desigualdades sociais, e para isso o animador trabalha com outros técnicos de forma multidisciplinar. “O seu objectivo é «anular a expressão mais desfavorecidos», excluídos (…)”
Por último surge a modalidade Económica, onde a animação procura que os indivíduos alcancem a realização pessoal através do emprego, participando em cursos de formação, por exemplo, e combinando a “formação com a gestão”.
A Animação pode-se considerar assim como um modo de actuação face à comunidade, que reúne múltiplas funções.
Segundo diversos autores as funções da animação resumem-se a quatro pontos essenciais: “Universalidade: de meios, bens e acções, sem nenhum tipo de discriminação; Normalização: integração dos distintos indivíduos na sua comunidade;
Descentralização: tomada de decisões dentro de cada grupo organizado democraticamente; Participação: Autogestão em todos os níveis da vida social”.
As funções da Animação não são individuais, mas pelo contrário, estas encontram-se interligadas entre si, como um ciclo vicioso.
Ao início esta vai descobrir os problemas com o objectivo de transformar a comunidade. Após a descoberta vai investigar os eixos desse problema, terminada a investigação e a análise dos resultados desta, é necessário planear soluções. A mobilização de vontades e a união dos grupos faz com que se realizem acções que transformem a sociedade.
As funções da Animação não têm que seguir rigorosamente esta ordem, mas têm que ter em conta estes diversos eixos.
“A Animação Sociocultural abarca parâmetros ideológico-políticos, desde os quais se podem pretender distintas funções, mas no geral resumem-se nas seguintes:
· Função de integração: pretende corrigir tanto os defeitos do desenvolvimento (demográfico, do meio ambiente), como os fracassos do sistema educativo (analfabetismo, insuficiente educação básica, fracasso escolar, escassa formação profissional);
· Função de desenvolvimento: o trabalho é de elevar a qualidade de vida de forma quantitativa, desenvolvendo não só o nível cultural, mas também o afectivo, ético, cívico;
· Função criativa: trata de gerar processos de participação que propiciem novas formas culturais, assim como facilitar os meios e as técnicas para adquirir essas formas culturais, assim como facilitar os meios e as técnicas para adquirir essas formas culturais orientadas de transformação social".

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